Este é meu cantinho de patchwork e outros trabalhinhos.

Todos os trabalhos que realizo são feitos com tecido 100% algodão.
Se tiveres dúvidas sobre algum projeto, entre em contato que procurarei responder com o maior prazer.

Ficarei feliz em atender seu pedido ou saber o que você achou do meu trabalho.

ENCOMENDAS !

Entre em contato através do Formulário de contatos.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Lençol com elástico

Oi amigas blogueiras.

Quando postei o primeiro lençol com elástico me pediram como eu fazia, portanto, hoje vou tentar explicar.

Sempre faço os meus lençóis porque os que se encontra no mercado nunca dão certo e eu gosto de faze-los bem compridos para cobrir o box.

Como estava sozinha não consegui fazer fotos de todas as fases, mas acho que dá para entender.

As medidas do meu colchão incluindo o box é de 2,80 x 2,20, estas são as medidas que usei para o lençol. Se o colchão e o box forem mais altos e mais largos é só medir toda a altura e largura deixando margem para as viradas.

Coloco o tecido em cima da cama com o avesso para cima e ajeito todos os lados e cantos para ficarem parelhos de acordo com o box. Então coloco os alfinetes  para fazer os cantos do lençol. (foto 1)

Quando todos os 4 cantos estiverem alfinetados e acertados (cuide para não deixar muito justo pois isto vai dificultar a colocação no colchão) tiro do colchão para marcar com lápis e régua uma linha para servir de guia na costura, às vezes faço no olhômetro. Então é só costurar cada canto e depois cortar o quadrado. (foto 2)

Como não tenho overlok, agora é hora de fazer o zig zag em cada canto e nas laterais que foram cortadas, pois aproveito uma das laterais sem tirar  a margem da fábrica.

Depois desta fase é a vez do elástico. Para cada canto precisamos de 0,50 cm de elástico. Dobre o elástico ao meio e alfinete num dos cantos do lençol. De cada lado do canto, estique o elástico ao máximo e coloque um alfinete. (foto 3) Faça o mesmo nos outros cantos do lençol.

Bom, agora temos que costurar. Eu começo no lado que não foi cortado, dobro o tecido para que o elástico fique por dentro da virada e posiciono a agulha em cima do elástico fazendo um pequeno início para não soltar. Estique o elástico e costure por cima dele para que ele fique franzido, sempre fazendo a virada, faça por partes pequenas o que facilita. São 0,25 cm de elástico em cada lado do canto. (foto 4 e 5)
Continue fazendo a virada e costurando até o próximo elástico e estique novamente e costure por cima repetindo até fazer os 4 cantos.

Deve ficar como nas fotos 6 e 7.   
Foto 8 lençol pronto, ufa... que alívio.

Espero que a explicação tenha ficado clara, mas qualquer dúvida que tiverem podem entrar em contato.

Um comentário:

  1. Que otima dica Sil..eu adoro lencol com elastico..acho mais pratico :)
    beijinhos querida
    So

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar sua opinião. Fico muito feliz em saber que meus trabalhos também servem de inspiração para muitos.